NOTA PÚBLICA: Sobre a tentativa de difamação, constrangimento e as ameaças dirigidas ao GEDMMA, aos seus membros e diretamente ao Professor Horácio Antunes de Sant´Ana Júnior

NOTA PUBLICA (APOIO AO GEDMMA)

No último dia 31 de janeiro de 2017, segundo relatos de funcionários da Universidade Federal do Maranhão, um grupo de homens chegou ao prédio do Centro de Ciências Humanas (CCH), fixando e distribuindo panfletos com teor de ameaça, calúnia e difamação contra os pesquisadores e professores do Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA) e mais diretamente contra um dos seus coordenadores, o Prof. Dr. Horácio Antunes de Sant´Ana Júnior. Diante da gravidade desses fatos e do conflito socioambiental existente na Comunidade Cajueiro – área de pesquisa e extensão do GEDMMA –, o Departamento de Sociologia e Antropologia, o Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, a Coordenação do Curso de Ciências Sociais, o Centro Acadêmico de Ciências Sociais, vários Grupos de Pesquisa da Universidade Federal do Maranhão e professores (abaixo assinados) vêm a público expor e manifestar o seguinte:

O GEDMMA é um grupo vinculado ao Departamento e ao Programa de Pós-graduação acima citados e, desde 2005, realiza pesquisas no território que abrange as comunidades da área rural da Ilha do Maranhão, em São Luís, Maranhão, que demandam a criação da Reserva Extrativista de Tauá-Mirim. Os projetos de pesquisa e extensão do GEDMMA vêm resultando em inúmeros relatórios de pesquisa de iniciação científica, monografias de graduação, dissertações de mestrado, teses e artigos apresentados em eventos acadêmicos e publicados em livros e periódicos científicos. A maior parte da produção do GEDMMA se encontra publicamente disponível, na internet, na página do programa e nos inúmeros livros, revistas, periódicos, registros de eventos acadêmicos etc., dos quais participaram seus membros. É importante citar que alguns desses trabalhos, como monografias e dissertações, recentemente receberam prêmios, como, por exemplo, os prêmios conferidos pela FAPEMA para a monografia Violência, memória e resistência: análise do conflito pela terra em Rio dos Cachorros, São Luís – MA (1996-2013), de Tayanná Santos Conceição de Jesus, e das dissertações “Povos e comunidades tradicionais”: análise do processo de construção sociológica e jurídica da expressão, de Ana Caroline Pires Miranda, e Arenas, repertórios e ações: o processo de tentativa de implantação do Terminal Portuário de São Luís, no povoado Cajueiro, de Jadeylson Ferreira Moreira.

Os fatores que caracterizam a pesquisa realizada pelo GEDMMA são o fato dos seus membros e pesquisadores defenderem a autonomia das coletividades na construção de seus entendimentos públicos e de estarem em permanente diálogo com as pessoas das comunidades, dentro e fora da universidade, reconhecendo e aprendendo com seus diversos saberes.

A trajetória acadêmica do GEDMMA e do professor Horácio Antunes de Sant´Ana Júnior é ilibada, independente, totalmente desvinculada de encomendas por grupos de poder político governamentais ou econômicos, sendo notoriamente marcada pelo exercício da liberdade de aprender, ensinar, pesquisar, divulgar conhecimentos, resultados e posições. A postura – dentro e fora da universidade – sempre foi a de atuar no sentido de dar vitalidade ao diálogo, de dar visibilidade às lutas e opressões aos direitos dos grupos sociais desprovidos de poder político e econômico, de fomentar, criar e defender a troca de saberes em todos os campos e de fazer do conhecimento um instrumento para a solidariedade social e revelação de conflitos, violências, contradições e dialéticas presentes em processos modernizantes e desenvolvimentistas.

No atual momento temerário, de tão profundas ameaças ao nosso sistema democrático, deixamos claro que APOIAMOS os membros do GEDMMA e o Professor Dr. Horácio Antunes de Sant´Ana Júnior e que REPUDIAMOS a conduta de quem emitiu o panfleto anônimo. Deixamos claro que jamais permitiremos que os professores, alunos ou pesquisadores do Departamento, do Curso e do Programa sejam intimidados, constrangidos, caluniados, ameaçados ou ofendidos, sofram qualquer tipo assédio, violência física ou psicológica por exercerem a liberdade, assegurada aos profissionais da pesquisa e da academia para investigar, ensinar, realizar atividades de extensão em comunidades, publicizar seus posicionamentos, resultados de estudos e conclusões, em qualquer local ou por qualquer meio.

Não admitiremos que o clima de terror promovido pela empresa proponente da construção do Porto, conforme relatado à grande mídia por moradores do Cajueiro, se estenda ao Centro de Ciências Humanas, a esse Departamento ou aos Programas de Pós-graduação e Grupos de Pesquisa a eles vinculados. Diante de corporações ou de interesses políticos ou econômicos, expressamos o nosso compromisso com a democracia, com a equidade e garantia de direitos, principalmente dos grupos e das populações histórica, econômica, cultural e politicamente oprimidos no Maranhão.

Exigimos, ainda, que as autoridades competentes promovam imediata e rápida investigação sobre a origem do panfleto anônimo e punam os culpados conforme o previsto em lei.

Professor Horácio e membros do GEDMMA, estamos todos juntos pela defesa da liberdade acadêmica e de expressão!

São Luís, 02 de fevereiro de 2017.

Assinam:
Departamento de Sociologia e Antropologia – UFMA
Curso de Graduação em Ciências Sociais – UFMA
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – UFMA
Centro Acadêmico Ciências Sociais – UFMA
FLUTUA – Fluxos e Temporalidades em Universos Antropológicos (Departamento de
Sociologia e Antropologia – UFMA)
GEPES – Grupo de Estudos de Políticas Econômicas e Sociais (Programa de Pósgraduação
em Políticas Públicas – UFMA)
GEPOLIS – Grupo de Estudos Política, Lutas Sociais e Ideologia (Programa de Pósgraduação
em Políticas Públicas – UFMA)
GP Mina – Grupo de Pesquisa em Religião e Cultura Popular (Programa de Pósgraduação
em Ciências Sociais – UFMA)
GENI – Grupo de Estudos de Gênero, Memória e Identidade (Programa de Pósgraduação
em Ciências Sociais – UFMA)
Grupo de Estudos e Pesquisas das Formas Sociais (Programa de Pós-graduação em
Ciências Sociais – UFMA)
PSICANACS – Laboratório de Pesquisa em Psicanálise e Ciências Sociais
(Departamento de Sociologia e Antropologia – UFMA)
LEEPOC – Laboratório de Estudos sobre Elites Políticas e Culturais (Programa de Pósgraduação
em Ciências Sociais – UFMA)
NEAB – Núcleo de Estudos afro-brasileiros (Programa de Pós-graduação em Ciências
Sociais – UFMA)
Grupo de pesquisa estado multicultural e políticas publicas (Programa de Pós-graduação em
Ciências Sociais – UFMA)
Gerur – Grupo de Estudos Rurais e Urbanos (Programa de Pós-graduação em Ciências
Sociais / UFMA).
NEPP – Núcleo de Estudos sobre Poder e Política (Programa de Pós-graduação em
Ciências Sociais – UFMA)
Núcleo de Etnologia e Imagem (Departamento de Sociologia e Antropologia – UFMA)
NuRuNI – Núcleo de Extensão e Pesquisa com Populações e Comunidades Rurais,
Negras, Quilombolas e Indígenas (Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente –
UFMA)
OPPLS – Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais (Programa de Pósgraduação
em Políticas Públicas – UFMA)
PET (Programa de Educação Tutorial) Ciências Sociais
PET (Programa de Educação Tutorial) Conexões Comunidades Populares

Adalberto Rizzo (docente/UFMA)
Maristela de Paula Andrade (Pós-graduação/UFMA)
Juarez Lopes (docente/UFMA)
Gamaliel Carreiro (docente/UFMA)
Madian De Jesus Frazão Pereira (docente/UFMA)
Alvaro Roberto Pires (docente/UFMA)
Arleth Santos Borges (docente/UFMA)
Carlos Benedito Rodrigues (docente/UFMA)
Celia Mota (docente/UFMA)
Cristina Bunn (docente/UFMA)
Eliana Tavares dos Reis ((docente/UFMA)
Elizabeth Maria Bezerra Coelho (docente/UFMA)
Flávio Moura Reis (docente/UFMA)
Igor Gastal Grill (docente/UFMA)
Ilse Gomes (docente/UFMA)
István Vargas (docente/UFMA)
Joana Coutinho (docente/UFMA)
John Kennedy Ferreira (docente/UFMA)
José Odval Alcantara Júnior(docente/UFMA)
Luis Alberto Couceiro (docente/UFMA)
Marcelo Domingos Sampaio Carneiro (docente/UFMA)
Marilande Martins Abreu (docente/UFMA)
Paulo Keller (docente/UFMA)
Rejane Valvano /UFMA(docente/UFMA)
Sandra Sousa (docente/UFMA)
Tulio Rossi (docente/UFMA)

9 Responses to NOTA PÚBLICA: Sobre a tentativa de difamação, constrangimento e as ameaças dirigidas ao GEDMMA, aos seus membros e diretamente ao Professor Horácio Antunes de Sant´Ana Júnior

  1. Ana Caroline Pires Miranda disse:

    Meu total apoio ao Gedmma e principalmente ao professor Horácio Antunes. Pensar criticamente em favor dos menos favorecidos é arriscado, contudo, é imprescindível. Muita força nesta luta.
    Ana Caroline Pires Miranda – IFMA Bacabal

  2. RAQUEL M RIGOTTO disse:

    Todo apoio ao Gedmma e ao Prof. Horácio, pela excelência de seu trabalho acadêmico na Universidade Pública, demonstrando sua adequada compreensão e profundo compromisso ético com a função social desta instituição! O Núcleo Tramas da Universidade Federal do Ceará, que vem pesquisando exatamente o papel deste e de outros grupos de pesquisa que inovam em suas práticas sociais, solidariza-se com os colegas do Gedmma em defesa da liberdade e da autonomia nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

  3. Prof. Dr. Alberto Dantas Filho disse:

    Aproveitamos o ensejo para expressar o nosso mais profundo apoio ao GEDMMA, na pessoa do Prof. Dr. Horácio Antunes de Sant’Ana Junior e toda sua equipe, ao tempo em que reconhecemos o viés republicano na construção da cidadania e contra a truculência e o extremismo tão característicos dos tempos que vivemos.

    Grupo de Pesquisa em Musicologia Histórica da UFMA

    Prof. Dr. Alberto Dantas Filho

  4. Eraldo Francisco Barbosa Costa disse:

    A trajetória do professor Horácio, assim como GEDMMA é luta em defesa dos Direitos Humanos de pessoas e comunidades. Pessoas ou grupos que atuam com esse propósito sem terem o total apoio!

  5. SEBASTIÃO F. RAULINO disse:

    Todo apoio ao GEDMMA, em especial ao Professor Horácio Antunes, pela excelência de seu trabalho e de seu grupo de pesquisa, pela ética em suas pesquisas e pelo compromisso com a Universidade Pública. Em defesa da liberdade e da autonomia nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

  6. SEBASTIÃO F. RAULINO disse:

    Continuando, tive a oportunidade de compartilhar com o professor Horácio e equipe a construção da obra “50 anos da Refinaria Duque de Caxias e a expansão da indústria petrolífera no Brasil: conflitos socioambientais no Rio de Janeiro e desafios para o país na era do Pré-sal”

  7. SEBASTIÃO F. RAULINO disse:

    Assinado ( continuando as duas postagens anteriores, de apoio ao professor Horácio Antunes e ao GEDMMA:
    Sebastião Fernandes Raulino, doutor em Planejamento Urbano e Regional, membro do Forum dos Atingidos pela Industria do Petróleo e Petroquímica nas cercanias da Baía de Guanabara ( FAPP_BG ) e da Rede Brasileira de Justiça Ambiental ( RBJA)

  8. Rosangela Maria Bento disse:

    Todo apoio ao GEDMMA e ao Prof. Horácio, nossas comunidades necessitam de programas iguais a este, que elevam o nível da práxis educativa . São profissionais competentes, com compromisso ético construindo a excelência da missão em pesquisa educacional. Educar para a vida, para o exercício da cidadania como a legislações vigentes determinam. Parabéns a todos, ainda há muito a ser construído neste país, de modo que as publicações científicas alcancem os espaços internacionais, projetando o Brasil para visibilidade em Pesquisa/ Educação. Conte conosco Fórum Permanente de Promoção de Igualdade Racial -APNs do Brasil.

  9. Rosangela Maria Bento disse:

    Todo apoio ao GEDMMA e ao Prof. Horácio, nossas comunidades necessitam de programas iguais a este, que elevam o nível da práxis educativa . São profissionais competentes, com compromisso ético construindo a excelência da missão em pesquisa educacional. Educar para a vida, para o exercício da cidadania como as legislações vigentes determinam. Parabéns a todos, ainda há muito a ser construído neste país, de modo que as publicações científicas alcancem os espaços internacionais, projetando o Brasil para visibilidade em Pesquisa/ Educação. Conte conosco Fórum Permanente de Promoção de Igualdade Racial do Médio Paraíba RJ -APNs do Brasil.

Comentar

Seu e-mail não será divulgado. Obrigatório está marcado com *

*

Você pode usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>